Notícias sobre Valongo do Vouga
Segunda-feira, 3 de Setembro de 2012
Incêndio no Laranjal

 

 

 

Hoje no Laranjal,  dois meios aéreos combatem o incêndio!

 

 

Helicóptero Bombardeiro Pesado


Os helicópteros bombardeiros pesados são usados no ataque ampliado dos incêndios, ou seja numa fase já mais avançada do incêndio. Este meio aéreo não transporta brigadas heli-transportadas, saindo do CMA já com o balde montado e pronto a actuar num raio de 40 km. A sua tripulação é apenas composta por um piloto comandante e um co-piloto.
Encontra-se ainda equipado com um dispositivo de “balde” com capacidade para 4000 litros de água e possui uma autonomia de trabalho de 180 minutos. ( http://www.bv-guimaraes.org/site/helicopteros-de-combate-a-incendios-florestais-no-distrito-2/ )

 

 

Helicóptero Bombardeiro Ligeiro


 Os helicópteros bombardeiros ligeiros são usados nos ataques iniciais dos incêndios e cada um transporta uma brigada heli-transportada de 5 elementos dos GIPS´s da GNR que em prontidão imediata respondem a todas as activações de incêndios Rurais e Florestais num raio de 40 km a partir do CMA. Encontra-se ainda equipado com um dispositivo de “balde” com capacidade para 900 litros de água.
 O seu funcionamento parte na ajuda do reconhecimento aéreo e transmissão da informação do desenvolvimento do incêndio ao Comandante das Operações de Socorro no solo, a utilização da brigada no ataque com material sapador e ainda o grande reforço e vantagem que é o bombardeamento com água no local onde se desenvolve o incêndio. O meio aéreo possui uma autonomia de trabalho de 90 minutos.
 Segundo a Directiva Operacional Nacional logo após o incêndio se encontrar dominado, o meio aéreo recolhe a brigada e regressa ao CMA, mantendo assim a máxima prontidão a novas ignições. ( http://www.bv-guimaraes.org/site/helicopteros-de-combate-a-incendios-florestais-no-distrito-2/ )


tags:

publicado por Filipe Vidal às 16:01
link do post | comentar | favorito

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Ana Maria Xavier

Paula Lima - Corresponden...

Homenagem a Eusébio

Nova ponte em Brunhido

Chuva

Cheias

Bom ano novo!

Decoração de Natal

Armazém das Conferências ...

Nova ponte em Brunhido

tags

todas as tags

links

contador gratis
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


subscrever feeds