Notícias sobre Valongo do Vouga
Terça-feira, 6 de Setembro de 2005
António Simões Estima oferece 350 livros à Casa do Povo
Antonio Simoes Estima.JPG

António Simões Estima oferece à Casa do Povo de Valongo do Vouga 350 exemplares da obra de sua autoria “DE UALLE LONGUM A VALONGO DO VOUGA – Subsídios monográficos monografia de Valongo do Vouga, obra única e um importante marco para quem se interesse por Valongo do Vouga foi editada em 2003 e teve o patrocínio da C.P.V.V. Para os críticos mais sagazes, no meio de tanta informação reunida conseguem encontrar algumas lacunas ou imprecisões. Não é assim uma considerável parte da nossa história e do nosso conhecimento? Mas para aqueles que com coerência sabem que um trabalho dessa envergadura acarreta sempre a possibilidade de incorrer em imprecisões a obra só pode ser classificada como um trabalho exemplar e notável pelo seu arrojo. Esta obra é um importante alicerce de onde pode partir um segundo volume com aditamentos, e com o desenvolvimento do que possa merecer essa menção.

António Simões Estima nasceu a 2 de Janeiro de 1926, no lugar e freguesia de Valongo do Vouga. concelho de Agueda e reside no lugar de Arrancada do Vouga da mesma freguesia.
Fez o Curso de Comercio na Escola industrial e Comercial Madeira Pinto. de Agueda a frequentou o Curso Liceal no Colégio de S. Bernardo. de Agueda.
Em 1948. ingressou no quadro da Direcção Geral das Contribuições e Impostos do Ministerio das Finanças. Fez o estagio obrigatorio na Repartição das Financas de Agueda. prestou provas publicas nacionais e foi nomeado aspirante de finanças. Progride na respectiva carreira profissional e ocupa os seguintes lugares: escrivão no Tribunal do Contencioso das Contribuições e impostos de Lisboa: perito de fiscalização Tributaria de 1ª classe: técnico orientador dos Serviços de Planeamento a Coordenar do da Administração Central. nos distritos de Aveiro. Coimbra. Castelo Branco. Viseu e Guarda; fez parte do grupo de trabalho de estudo para a reforma dos Serviços de Fiscalização Tributária; mediante concurso público nacional foi por ultimo, foi nomeado chefe de divisão dos Serviços de Fiscalização Tributária da Direcção de Finanças de Aveiro. tendo-se aposentado em 1986. depois de ter prestado mais de 38 anos de serviço efectivo.
De pensamento livre e democrático advoga uma sociedade de valores em que a ética. o humanismo, a competência e a responsabilidade sejam uma pratica social.

Gosta de colaborar e participar na vida social da sua terra. Foi presidente da Junta do Freguesia; presidente da Assembleia de Freguesia: vereador na Câmara :Municipal: presidente da Direcção da Assembleia Geral da Associacao Desportiva Valonguense: presidente da direcção da Casa do Povo: presidente do conselho fiscal da Caixa de Credito Agricola; membro do conselho fiscal dos bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia Radio Botaréu, de Agueda.
Tem varias paixões: os negócios e as viagens. Depois de aposentado fundou duas empresas do ramo imobiliário. Das viagens. conhece quase todos os países da Europa. alguns da América e Africa. Encanta-o o contacto com outras gentes, costumes e civilizações.
Interessa-se pelo passado e anima-o o desejo do prestigiar a sua terra. contribuindo com a escrita para levar às suas Gentes um pouco da. sua história.

Artigo publicado no Semanário Região de Águeda


publicado por Filipe Vidal às 20:11
link do post | comentar | favorito

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Ana Maria Xavier

Paula Lima - Corresponden...

Homenagem a Eusébio

Nova ponte em Brunhido

Chuva

Cheias

Bom ano novo!

Decoração de Natal

Armazém das Conferências ...

Nova ponte em Brunhido

tags

todas as tags

links

contador gratis
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


subscrever feeds