Notícias sobre Valongo do Vouga
Segunda-feira, 3 de Abril de 2006
Brunhido está mais pobre
20060328-Local da arvore de Brunhido.JPG


Brunhido Está mais pobre


Vem o título a propósito, do triste fim dado a uma árvore, um plátano que foi arrancado pela raíz, sem uma causa aparente plausível. Pelo menos no nosso entender.
Num pequeno recinto existente junto à fonte e Lavadouro do Lugar e que foi gentilmente doado, ainda que verbalmente, ao povo do lugar, pelas proprietárias “Senhoras Serenas”, há já bastantes anos. Para essa doação, muito contribuiu o pedido insistente de uma pessoa do Lugar e a influência de um familiar destas senhoras.

Depois do terreno limpo, tornou a Junta de Freguesia de então, conta do dito terreno e a sua posse. A pedido dos moradores foi plantada no centro do recinto, uma arvore e lá permaneceu até agora, ano de 2006.

Desenvolveu-se, levando as respectivas podas na altura própria. Assim embelezava e beneficiava com a sua sombra, o povo deste Lugar.

A Junta de Freguesia actual, sem causas aparentes, sem consultar o povo que a elegeu, resolveu, primeiro decepá-la quase pelo meio e a seguir arrancá-la pela raíz,

Não sabemos qual a razão que levou a tal procedimento, a não ser o “quero, posso e mando".

Dá vontade de perguntar: Aonde está a democracia que foi conquistada com o 25 de Abril, se continuamos a ver e a sentir actos de prepotência nas pessoas que governam?

Por ironia do destino, no dia 21 de Março é o dia Mundial da Árvore. Vimos na TV tantas escolas, com alunos e professores a plantar árvores, para o enriquecimento do país…!
E no dia 22 de Março, assistimos à morte de uma, sem razão para tal.

As pessoas que se propõem a chefiar e conduzir uma autarquia, devem ser conscientes e sobre tudo imparciais, para que os seus actos não magoarem e até ferirem, aqueles que confiaram neles, sob pena de ter de se aplicar aqui o provérbio que diz: “ se queres conhecer o vilão, coloca-lhe o poder na mão”.

Texto de :
Júlia Magalhães 23-03-2006



Nota: A Junta de Freguesia justificou esta acção conforme publicação no Semanário Região de Águeda de 31-03-2006

"O R.A. Contactou a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga por causa do corte da árvore e segundo o seu Presidente Carlos Alberto, a árvore era um plátano, espécie que larga muito pólen na primavera e estava mal enquadrada para os planos que a JFVV tem para aquele lugar, que vai ser ajardinado, com novas espécies de árvores e os tanques estão a ser requalificados, com torneiras novas e as paredes rebocadas e pintadas."


publicado por Filipe Vidal às 11:29
link do post | comentar | favorito

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Ana Maria Xavier

Paula Lima - Corresponden...

Homenagem a Eusébio

Nova ponte em Brunhido

Chuva

Cheias

Bom ano novo!

Decoração de Natal

Armazém das Conferências ...

Nova ponte em Brunhido

tags

todas as tags

links

contador gratis
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


subscrever feeds