Notícias sobre Valongo do Vouga
Segunda-feira, 3 de Abril de 2006
Brunhido está mais pobre
20060328-Local da arvore de Brunhido.JPG


Brunhido Está mais pobre


Vem o título a propósito, do triste fim dado a uma árvore, um plátano que foi arrancado pela raíz, sem uma causa aparente plausível. Pelo menos no nosso entender.
Num pequeno recinto existente junto à fonte e Lavadouro do Lugar e que foi gentilmente doado, ainda que verbalmente, ao povo do lugar, pelas proprietárias “Senhoras Serenas”, há já bastantes anos. Para essa doação, muito contribuiu o pedido insistente de uma pessoa do Lugar e a influência de um familiar destas senhoras.

Depois do terreno limpo, tornou a Junta de Freguesia de então, conta do dito terreno e a sua posse. A pedido dos moradores foi plantada no centro do recinto, uma arvore e lá permaneceu até agora, ano de 2006.

Desenvolveu-se, levando as respectivas podas na altura própria. Assim embelezava e beneficiava com a sua sombra, o povo deste Lugar.

A Junta de Freguesia actual, sem causas aparentes, sem consultar o povo que a elegeu, resolveu, primeiro decepá-la quase pelo meio e a seguir arrancá-la pela raíz,

Não sabemos qual a razão que levou a tal procedimento, a não ser o “quero, posso e mando".

Dá vontade de perguntar: Aonde está a democracia que foi conquistada com o 25 de Abril, se continuamos a ver e a sentir actos de prepotência nas pessoas que governam?

Por ironia do destino, no dia 21 de Março é o dia Mundial da Árvore. Vimos na TV tantas escolas, com alunos e professores a plantar árvores, para o enriquecimento do país…!
E no dia 22 de Março, assistimos à morte de uma, sem razão para tal.

As pessoas que se propõem a chefiar e conduzir uma autarquia, devem ser conscientes e sobre tudo imparciais, para que os seus actos não magoarem e até ferirem, aqueles que confiaram neles, sob pena de ter de se aplicar aqui o provérbio que diz: “ se queres conhecer o vilão, coloca-lhe o poder na mão”.

Texto de :
Júlia Magalhães 23-03-2006



Nota: A Junta de Freguesia justificou esta acção conforme publicação no Semanário Região de Águeda de 31-03-2006

"O R.A. Contactou a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga por causa do corte da árvore e segundo o seu Presidente Carlos Alberto, a árvore era um plátano, espécie que larga muito pólen na primavera e estava mal enquadrada para os planos que a JFVV tem para aquele lugar, que vai ser ajardinado, com novas espécies de árvores e os tanques estão a ser requalificados, com torneiras novas e as paredes rebocadas e pintadas."


publicado por Filipe Vidal às 11:29
link do post | comentar | favorito

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Apanhados - Alberto Henri...

Governo decreta três dias...

Convite para inauguração ...

Autárquicas 2017

Apanhados - Eleições

Apanhados - Casa Cassetes

Apanhados - Rua Visconde ...

Acerca do Debate sobre Fr...

Procura-se participação!

País Governo decreta três...

tags

todas as tags

links
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

29
30
31


subscrever feeds