Notícias sobre Valongo do Vouga
Segunda-feira, 10 de Abril de 2006
Fute Páscoa
FREGUESIA DE VALONGO DO VOUGA E GRUPO DE JOVENS PROMOVERAM TORNEIO DE FUTEBOL

20060409-001.JPG

200060409-002.JPG

20060409-003.JPG

20060409-004.JPG

20060409-005.JPG



Numa iniciativa do Projecto “Entre Amigos”, financiado pelo Programa Escolhas 2ª Geração e promovido pela Bela Vista, que dinamiza na freguesia de Valongo do Vouga, desde Novembro de 2004, um projecto de promoção e integração sócio-comunitária de jovens teve lugar, no passado dia 8 e 9 de Abril, um INTERCÂMBIO JOVEM intitulado “Fute-Páscoa”.

A equipa técnica do Projecto considera que esta iniciativa só se tornou possível porque a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, entidade parceira do “Entre Amigos”, bem como a Casa do Povo apoiaram esta ideia desde o início dando todo o apoio necessário para a sua concretização.

Para além destas duas entidades locais, não podemos esquecer de toda a ajuda recebida da Câmara Municipal de Águeda, através do Grupo de Trabalho “Ser Jovem em Águeda” (uma iniciativa no âmbito da Rede Social) e de outro projecto dinamizado pela Bela Vista, “Caminhos de Cidadania” (POEFDS), em todo o processo de organização deste evento nomeadamente nos contactos efectuados com os grupos de jovens do concelho convidados na cedência de transporte para deslocação da maioria dos participantes, entre outras tarefas indispensáveis realizar sobretudo nos dias do evento.

Os anfitriões do Fute-Páscoa foram dois grupos de jovens locais (um dinamizado pela Bela Vista, outro pela Junta de Freguesia – “Fermentões On-line”) que com muito empenho organizaram este intercâmbio e demonstraram, na opinião da equipa técnica que com eles trabalha, que é possível associar ao termo «juventude» a imagem de «responsabilidade». O intercâmbio reuniu cerca de 140 pessoas, entre jovens e monitores de 7 grupos do concelho de Águeda – CERCIAG – “Oficina do Desporto” (ao abrigo do Programa Escolhas 2ª Geração) e um grupo de jovens da Formação; Grupo de Jovens de Lamas do Vouga – “Pedalamas”; Grupo de Jovens de Valongo do Vouga e Grupo dos Grandes Amigos de Macinhata do Vouga (grupos dinamizados pelo Bela Vista ao abrigo do Programa Escolhas 2ª Geração); Grupo de Jovens “Fermentões On-Line” (dinamizado pela Junta de Freguesia de Valongo do Vouga) e Grupo dos Jovens Unidos da Borralha e Agadão e 2 grupos fora do concelho do Programa Escolhas 2ª Geração – Projecto da Figueira da Foz – Prov@arte – e Projecto de Oliveira do Bairro – “Múltipla Escolhas”. Os almoços e jantares foram oferecidos pela Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, assim como foram cedidos espaços para a dormida.

Ao longo dos dias do intercâmbio, a prática do futebol inter-grupos de jovens foi a actividade dominante, sendo também a que provocou mais “furor” entre as 8 equipas jogadoras. Para além da prática do desporto este evento contou também com a Rabbit Party, uma festa na noite de Sábado que foi dinamizada por um dos grupos de jovens anfitrião através de uma actuação de RAP e breakdance dos “Black Level Society” e pelo grupo de jovens convidado da Figueira da Foz – Prov@arte – que apresentou com bastante profissionalismo uma peça de teatro intitulada “A Gota de Mel”, uma obra de Leon Louis Chancerel. Os jovens estavam animados e a festa continuou com música, comes e bebes para todos.

Na manhã de Domingo as actividades contaram com jogos tradicionais inter-grupos de jovens no campo da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Arrancada do Vouga e com momentos livres pautados pelo convívio e pelo uso das novas tecnologias no espaço do Projecto – Centro de Inclusão Digital. O dia continuou e à tarde os jogos de futebol voltaram a marcar terreno dando desfecho ao Torneio Fute-Páscoa com a entrega de prémios pelos representantes das entidades locais presentes, nomeadamente Presidente da Direcção da Bela Vista, representante da Câmara Municipal de Águeda e Junta de Freguesia de Valongo do Vouga. A tabela classificativa do Torneio foi a seguinte: 1º lugar Grupo de Jovens de Valongo do Vouga (dinamizado pela Bela Vista), 2º lugar Grupo de Jovens de Macinhata do Vouga (também dinamizado pela Bela Vista), 3º lugar Grupo de Jovens “Fermentões On-line” e 4º lugar Grupo de Jovens de Lamas do Vouga – “Pedalamas”. Este intercâmbio encerrou com muita música através da actuação do Grupo de Dança da Associação Desportiva de Travassô que encantou o vasto público que ali se encontrava com a excelente expressão corporal das dançarinas ainda tão pequenas.

20060408-CRUZVERMELHA.JPG

Em nome dos grupos de jovens anfitriões a equipa técnica agradece também de forma muito especial a presença da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Águeda – que ajudou muito na prevenção de possíveis acidentes, que felizmente não ocorreram, mas que sobretudo garantiu o bem-estar de muitos jovens jogadores que ao longo do Fute-Páscoa se lesionaram. Assim como à Fundação Nossa Senhora da Conceição de Valongo do Vouga, às várias padarias do concelho, à Delta, ao Hipermercado Modelo e ao CAE de Aveiro, por todo o apoio prestado.

Mais uma vez o nosso bem haja!


A Equipa Técnica do Projecto “Entre Amigos”

Susana Pires

Rita Simões


publicado por Filipe Vidal às 20:59
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Daniela a 24 de Dezembro de 2006 às 14:37
com q entao, fotos do people na net e nao sabiamos...
muito bonito!!
felicidades a todo o pessoal dos grupos!
Danni


Comentar post

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Apanhados - Alberto Henri...

Governo decreta três dias...

Convite para inauguração ...

Autárquicas 2017

Apanhados - Eleições

Apanhados - Casa Cassetes

Apanhados - Rua Visconde ...

Acerca do Debate sobre Fr...

Procura-se participação!

País Governo decreta três...

tags

todas as tags

links
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

29
30
31


subscrever feeds