Notícias sobre Valongo do Vouga
Sábado, 21 de Outubro de 2006
Quinta do Pisão
Quinta Pisao 00.JPG

Na Redonda, Em Valongo do Vouga após um incêndio em 1978, num enclave de eucaliptos nasceu um sonho que quase trinta anos depois continua a ser um dos “modos de vida” e uma faceta pouco conhecida de António Bastos, a Quinta do Pisão.

Dr Bastos.JPG

António Manuel da Silva Bastos nascido a 28 de Maio de 1952, ( data que refere com orgulho Portista como sendo a da inauguração do antigo estádio das Antas )
Passou na escola primária de Arrancada do Vouga pela mão da Professora Beatriz de Moura, frequentou o liceu em Aveiro e a licenciatura de medicina na Faculdade de medicina da universidade de Coimbra. O estágio profissional decorreu no Hospital de Aveiro e exerceu Serviço médico de periferia, em Ponta Delgada nos Açores. O serviço militar obrigatório foi passado no Regimento de Artilharia pesada das Vendas Novas e já com o posto de Alferes foi médico no BSM Batalhão de Serviços e Material no Entroncamento e conclui o serviço no BIA – Batalhão de Infantaria de Aveiro. Em 1983 foi Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga durante um mandato e é militante do Partido Socialista.

Exerce actualmente a sua profissão no Centro de Saúde de Águeda e possui uma clínica privada na Aguieira, é também o responsável da medicina desportiva da Associação Desportiva Valonguense e presta serviços de Medicina Laboral numa empresa privada.

É presidente da Assebleia do Grupo Desportivo Amador de Valongo do Vouga desde da sua fundação em 1974. É caçador de perdizes e pescador de trutas, considerando-se um amante da natureza. É casado e tem duas filhas.

A Quinta do Pisão na Redonda, em Valongo do Vouga a 3 Km’s do centro da Freguesia é uma pequena quinta de 1.5 Hectares onde a vinha e os citrinos predominam.
É neste micro-clima que são produzidos de forma tradicional vinho tinto e vinho branco. As castas do branco são Bical e Maria Gomes, os Tintos utilizam Baga e Touriga Nacional. Desta produção resulta em média 1000 garrafas de Branco e 1500 garrafas de Tinto. O objectivo desta produção serve o consumo próprio e para os amigos que ajudam nessa labuta, actividade sem fins lucrativos que está associada à gastronomia da pesca e da caça. É na adega que muitos momentos de bom convívio são vividos nas diversas etapas e nos interregnos. A vindima deste ano está programada para Outubro, o ano foi bom, em quantidade e qualidade, com padrões de exigente fitossanidade, tendo atingido de um modo geral um bom estado de maturação.
O tinto sofrendo o processo da maceração em lagar, segue para a trasfega para cubas de inox até à fermentação, depois é trasfegado para cascos de madeira para envelhecimento onde repousa cerca de oito meses. O Branco utiliza o processo de bica aberta directa para a cuba de defecação, 24 horas depois é trasfegado para uma cuba limpa, sendo novamente trasfegado após a fermentação. A poda a amanha e o tratamento e a vindima segue o espírito de entreajuda. Manda a tradição que em Novembro no S. Martinho é provado o vinho com as castanhas, curiosamente na Quinta do Pisão há a prova dos homens e a prova das mulheres que é realizada o no dia seguinte.

A prova que o RA saboreou foi “um branco frutado e aromático com frutos maduros e muito seco”, servido fresco, um néctar que, com privilégio, pudemos apreciar.

Segundo António Bastos, as melhore colheitas foram dos anos de 2001 e 2005.

Artigo publicado no Semanário RA

Nota: Correcção da data de Nasccimento do Dr. Bastos que não é 25-05-1952 mas sim 28-05-1952 e não é presidente da Direcção do GDA, mas "Presidente da Assembleia do GDA"


Quinta Pisao 02.JPG


Quinta Pisao 01.JPG

Quinta Pisao 03.JPG

Quinta Pisao 04.JPG


publicado por Filipe Vidal às 21:56
link do post | comentar | favorito

mais informações


pesquisar
 
arquivos
posts recentes

Ana Maria Xavier

Paula Lima - Corresponden...

Homenagem a Eusébio

Nova ponte em Brunhido

Chuva

Cheias

Bom ano novo!

Decoração de Natal

Armazém das Conferências ...

Nova ponte em Brunhido

tags

todas as tags

links

contador gratis
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


subscrever feeds